Unidades de Saúde em Caraúbas promovem Pré-Conferências de Saúde para discutir sobre políticas de saúde no município

Evento da Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Caraúbas, RN por intermédio da Secretaria de Saúde promoveu uma série de pré-conferências em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

O objetivo das pré-conferências foi mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade em defesa do direito à saúde e do SUS na elaboração de propostas a serem discutidas na conferência municipal que acontecerá no próximo dia 17 de abril.

De acordo com a secretária de Saúde, Williana Samara as pré-conferências são momentos nos quais os cidadãos usuários do sistema Único de Saúde, os profissionais de saúde, as Secretarias Municipais e demais órgãos interessados discutem os problemas de saúde do município e buscam soluções para estes problemas.

De acordo com a secretária, foram realizadas sete (07) pré-conferências em todo o município nas zonas urbana e rural e trabalhados os seguintes eixos: Financiamento do SUS, Consolidação do SUS e Saúde como direito. Segundo a secretária, as pré-conferências foram organizadas pelas enfermeiras coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde e foram mobilizados os usuários para participarem de forma ativa.

“O cidadão deve ter conhecimento, opinar e tentar resolver as questões da saúde no nosso município. É importante que cada um participe da construção das políticas de saúde do município, pois, as pré-conferências constituem um momento muito especial para todos que se preocupam com uma saúde melhor” enfatizou o prefeito Juninho Alves.