PSF da comunidade rural de Apanha-Peixe trabalha com mulheres de 20 comunidades sobre tratamento do câncer de mama

Atividades realizadas pela equipe do PSF da comunidade do Apanha-Peixe

A Prefeitura Municipal de Caraúbas por intermédio da Secretaria de Saúde está com um trabalho intenso em todas as UBS da zona urbana e rural, sobre tratamento do câncer de mama.
As ações vêm acontecendo através das Unidades Básicas de Saúde – UBS, do Programa Saúde da Família, onde 20 comunidades próxima ao Apanha-Peixe foram beneficiadas com diversas ações nesse mês de outubro.
Segundo Isabel Paiva, enfermeira e coordenadora do PSF da comunidade do Apanha-Peixe, foram realizadas diversas ações para que cada região fosse atingida, seja palestras, vistas e dentre outras atividades.  E no dia 24, a equipe juntamente com a enfermeira esteve na comunidade São Geraldo realizando uma roda de conversa e orientações sobre os sinais e sintomas, os fatores de risco,  e na oportunidade foi ensinado como realizar o auto exame e foi abordado sobre o tratamento do câncer de mama. Durante a ação as Mulheres da comunidade puderam interagir e tirar suas dúvidas, bem como aprenderam na hora do evento como se auto examinar.
Já no dia 29, também foi realizado coleta citopatológica do colo do útero “preventivo” na comunidade Mariana, ação dentro do Projeto “Prefeitura Aqui”,  Onde foram atendidas mulheres de todas as faixas etárias pela enfermeira, sendo também orientadas sobre a importância da regularidade desse exame, pois é um dos principais detectores do câncer de colo do útero.
Para o prefeito Juninho Alves as ações nas comunidades rurais do município, tem ajudado diversas mulheres que muitas vezes não tem tempo, ou não se cuida, e as equipes tem desempenhado um ótimo trabalho levando saúde e orientações a quem precisa.