Prefeitura de Caraúbas está com tudo pronto para a Jornada Pedagógica 2024 da rede municipal da Educação

Evento acontecerá de 26 à 29 de fevereiro

A Prefeitura de Caraúbas, por meio da Secretaria Municipal da Educação, já está com tudo pronto para a Jornada Pedagógica 2024, voltada para todo segmento da rede municipal da Educação, que acontecerá de 26 a 29 de fevereiro, com parte da programação sendo realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

O evento desse ano traz o tema: Retrospecto Educacional: As reflexões e atitudes, articuladas às novas práticas potencializam as competências e garantem a Aprendizagem. Para esse ano, a organização do evento trará preletores renomados nacionalmente, tais como o bacharel em administração e radialista Ronaldo Carlos de Souza e, a humorista e radialista Selma de Niêta, uma das febres da internet atualmente.

“Além dos nossos preletores, vamos ter uma vasta programação com palestras, oficinas, apresentações culturais, tudo voltado para o segmento educacional. Desde já queremos agradecer ao prefeito Juninho Alves pelo apoio e empenho que sua gestão tem para com a Educação. Se Deus quiser, será um grande evento e um momento impa de aprendizagem”, destacou o secretário de Educação Francisco Antônio.

 26 DE FEVEREIRO (segunda-feira)
• Local: Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA – Campus Caraúbas
17h: Credenciamento
17h: Ações de Saúde
18h: Abertura Oficial
19h: Palestra: Motivacional
• Tema: Retrospecto Educacional: As reflexões e atitudes, articuladas às novas práticas potencializam as competências e garantem a APRENDIZAGEM.
• Expositor: Ronaldo Carlos Dantas de Souza
Bacharel em Administração pela – UFRN, licenciado em filosofia, administrador de empresa, radialista, músico, MBA em marketing e relações públicas.

27 DE FEVEREIRO (Terça-feira)
• Local: Universidade Federal Rural do Semi-Árido-UFERSA – Campus Caraúbas
07h: Acolhimento e Credenciamento
07h às 08h: Ações de Saúde
08h: Workshop Pedagógico
• Temática: O riso que motiva à reflexão.
• Expositor: Selma de Nieta
Jeorge Luiz, radialista e humorista, alcançou proeminência no início da pandemia ao criar a personagem Selma de Nieta, que se tornou uma sensação nas redes sociais. Com mais de 80 mil seguidores apenas no Instagram, Jeorge Luiz consolidou seu sucesso online. A personagem, notória pelo bordão “Deixe Ela”.

09h30: Preleção Educacional

• Temática: Atitudes e Reflexões: As AÇÕES que fazem a diferença.
• Expositor: Luordes Atié
Socióloga com pós-graduação em Educação pela FLACSO, na Argentina, diretora da empresa Ideias Futuras e membro da comissão editorial da Revista Pedagógica Pátio – Ensino Fundamental e Ensino Médio

11h: Comunicação Institucional

• Temática: Compromisso Criança Alfabetizada
• Expositora: Teresa Jorgeanni Pinto de Oliveira Benevides
Psicóloga e Assessora Pedagógica da 13º DIREC

12h: Almoço

14h: Ateliê Educativo

• Temática: Histórias Contadas e Cantadas: A arte em sintonia com a prática e aprendizagens.
• Expositora: Kadídia E. Maia Fernandes
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN em março de 2018, Pedagoga, musicista, contadora de histórias, palestrante e idealizadora do projeto Musicalizando com tia Kaká.

15h: Informes sobre programas institucionais

• Expositor: João Oliveira da Silva Junior
Pedagogo e técnico em informática e assessor da SME-Caraúbas-RN.

15h30: Plenária Didática

• Temática: Seja um educador do futuro: Articule novas práticas e potencialize a aprendizagem.
• Expositor: Nery Adamy
Graduação na área de gestão e Pedagogia; Pós-Graduação em Psicopedagogia; Pós-graduação em Ciências da Educação; Pós-graduação em Neuropsicologia; Pós-Graduado em Moderna Educação; Mestrado em Ciências da Educação; Psicopedagogo Clínico – com 17 anos de atuação

17h: Encerramento

28 DE FEVEREIRO (Quarta-feira)
1º Momento
08h: Repensar Pedagógico
• Público alvo: Apoios Pedagógicos e gestores escolares
• Temática: Retrospecto Pedagógico: a trajetória das práticas articuladas e “seus resultados”.
• Expositores: Técnicos Pedagógicos da SME.
• Loca: Auditório da PMC

08h: Oficina – Merendeira como agente transformadora da alimentação escolar

• Público alvo: Merendeira e ASGs
• Expositores: Mona Lidghya Jácome Pessoa
• Local: auditório da Escola Municipal Josué de Oliveira

09h: Oficina – Legislação de trânsito e direção defensiva

• Público alvo: Motoristas – município e empresa Meta
• Expositor: Emanuel de Araújo Almeida
Diretor de Ensino no CFC ideal Caraúbas, Local: Auto Escola – Ideal – Caraúbas
• Local: Sede da Auto Escola Ideal
2° Momento
Planejando Ações Pedagógicas nas escolas

14h – Local: Respectivas Unidades escolares

• Avaliação dos resultados 2023;
• Plano de Ação da Escola;
• Projeto Político Pedagógico;
• Conselho Escolar;
• Diretrizes para o ano de 2024.

29 DE FEVEREIRO (Quinta-feira)
08h – Local: Respectivas Unidades escolares
• Planejando Ações Pedagógicas nas escolas

1° Momento
• Apresentação do Calendário letivo;
• Estrutura e funcionamento das instituições;
• Plano de Ação das atividades Pedagógicas da Escola;
• Análise dos resultados/relatórios individuais (dos alunos)

2° Momento
• Planejamento da primeira semana de Aula