Mais uma etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico aconteceu na Ufersa

Na manhã desta terça-feira (04), aconteceu no Auditório da Ufersa, Campus/Caraúbas mais uma etapa do Plano Municipal de Saneamento Básico. Na oportunidade aconteceu uma oficina que foi discutida sobre a elaboração do Plano de Trabalho e Plano de Mobilização e Comunicação Social de cada município e as etapas para serem cumpridas.
Participou representando a Prefeitura de Caraúbas o Secretário de Políticas do Campo e Meio Ambiente, Elionaldo Benevides, além de uma equipe da secretaria de Obras e Infraestrutura composta do senhor Itaécio e a Chefe de Dep. de Obras Plycia Fernandes. Também participou do evento a Assistente Social da Secretaria de Assistência Social Isabel Mota.
O Palestrante da manhã foi o professor da UFRN, Dr.Celso Locatelli, que discutiu questão da mobilização social, que deu algumas dicas de como planejar um bom projeto de saneamento básico. Também saber se alguma cidade presente no evento já elaborou, ou se está em processo de construção ou não iniciou a elaboração. E após a discussão traçaram metas para que cada município participante pudesse se organizar da melhor maneira possível.
Segundo Elionaldo, o IFRN e a Funasa através de seus assessores estão dando total suporte para os municípios. Em entrevista com Coordenador Aldo Dantas a atividade que aconteceu durante toda a manhã faz parte de um processo mais amplo que é a parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Funasa e 86 municípios , e tem o intuito de desenvolver os planos municipais de saneamento básico. “Nesta manhã especificamente estamos desenvolvendo atividades com três grupos de municípios do oeste, e têm o objetivo de desenvolver o Plano de trabalho e o plano de mobilização social e de comunicação” disse o Aldo Dantas.
“Próxima etapa acontecerá dia 19, onde será tratado sobre o diagnóstico e em seguida os prognósticos dos planos de cada município, e que através dos resultados obtidos ao final do ano, provavelmente no mês de novembro, os planos de cada município já estejam desenvolvidos, e estamos batalhando para que o nosso saia conforme o esperado, todos bem planejado”, disse Elionaldo Benevides.
Lembrando que a tarde continua o ciclo de palestras, desta feita colocando em prática tudo que foi discutido no horário da manhã.