Empossado Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes em Caraúbas

Conselho de Gestão, empossada

Aconteceu na manhã do último dia 06, no Auditório da Prefeitura, a instalação de posse do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e Proteção Social das Crianças e Adolescentes – CMRPC. O evento reuniu diversos representantes da rede de apoio e proteção a crianças e adolescentes do município.

O Comitê que é amparado pelo Decreto N° 083/23, e visa a criação do mesmo, e terá o objetivo de amparar vítimas ou testemunhas de Violência com a finalidade de articular, mobilizar, planejar, acompanhar e avaliar as ações da rede intersetorial, além de colaborar para a definição dos fluxos de atendimento, conforme as normas e instrumentos municipais, estaduais, nacionais e internacionais relacionados aos direitos das crianças e dos adolescentes de modo a consolidar uma cultura de proteção.

O evento contou com a participação do vice-prefeito e Secretário de Saúde Paulo Brasil;
Secretária de Assistência Social Elinuze Braga; articuladoras do Selo Unicef, a assistente social Djuliane Mcnamara e a psicóloga Lavínia Alves.

Na oportunidade as duas profissionais envolvidas no processo do Selo Unicef explanaram sobre a implementação da Lei Federal nº 13.431/2017 e qual o papel do Comitê dentro do contexto de Caraúbas.
“Empossado este comitê, cada um de vocês terão a grande responsabilidade de defender os direitos de crianças e adolescentes, ampliando e fortalecendo ações intersetoriais voltadas para o enfrentamento de todas as formas de violência contra elas”, disse a secretária de Assistência Social Elinuze Braga.

O vice-prefeito Paulo parabenizou a equipe e destacou a importância deste comitê que irá acompanhar e monitorar as ações de enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes em Caraúbas.