Quarteto “Sopro das Caraúbas” realiza esquenta junino na sede da Prefeitura de Caraúbas

Quarteto se apresentou no Palácio Jonas Gurgel

A cidade de Caraúbas-RN, já está em clima de festa junina e para fazer o esquenta para o “Arraiá das Caraubeiras”que terá abertura oficial logo mais às 16h desta sexta-feira 02, o Quarteto Sopro das Caraúbas já anda animando os corredores da Prefeitura para anunciar a que a maior festa nordestina já vai começar.

O quarteto faz parte da Banda Maestro Joaquim Amâncio, uma instituição cultural e artística fundada em 1871, e reúne músicos profissionais e estudantes apaixonados pela música que tocam instrumentos de sopro (saxofones alto e tenor, trombone e trompete) e de percussão (zabumba e triangulo) e o novo Maestro Nilton Costa em 2019 propôs uma formação de um quarteto junino para animar escolas e ruas do centro.
O Quarteto Junino se tornou uma das atrações do “Arraiá das Caraubeiras”, e durante todo o mês de junho. O grupo valoriza a cultura e a tradição do município de Caraúbas, se apresentando em vários lugares, como a Praça Reinaldo Pimenta, a Casa de Cultura Popular Manoel do Violão e a Prefeitura Municipal. Em 2019, o Quarteto Junino começou a fazer visitas surpresas aos funcionários públicos no Palácio Jonas Gurgel, sede da Prefeitura, tocando músicas típicas juninas. A ideia fez tanto sucesso que eles participaram da abertura do Arraiá das Caraubeiras em seu passeio de carroças e continuaram animando nos anos seguintes.

O Quarteto Junino tem um repertório variado de músicas juninas e faz um Cortejo Junino com grupos folclóricos, como quadrilhas e a Orquestra Junina, pelas ruas do centro da cidade, levando alegria e animação para os moradores e visitantes da Feira Livre e dos locais onde vendem seus produtos e serviços. O grupo mudou seu nome para “Sopro das Caraúbas” e ampliou seu repertório com mais ritmos e músicas. Eles podem tocar desde um formato individual ou em conjunto, como solista, dueto, quarteto, sexteto e em maior número. O Quarteto Junino “Sopro das Caraúbas” é um exemplo de como a música pode valorizar a cultura e a tradição de uma cidade, além de promover a integração e a diversão dos moradores e visitantes. Um grupo de músicos locais que demonstram o seu talento e a paixão pela música e pela cultura artística caraubense.